i2ADS — University of Porto's Faculty of Fine Arts


Portugal
EN | PT

PATHWAYS OF SEEING

Phase 1: Dialogue with the Artist – know the creative process, motivations and inspirations that are the basis of their artistic productions. Journeys through the Graphic Diaries of the Artist Pantónio and of the Small Great Artists.
Phase 2: Drawings through individual and collective materials – Think / Project together with the Artist with inspiration in the surrounding space for intervention.
Phase 3: Individual drawings on a joint material
Phase 4: Junction of the individual drawings for common characteristics by movement lines.

Phase 5: Mural in the educational garden – some students draw the shapes and the other decodes and join these shapes

PERCURSOS DO OLHAR

A vivência de uma experiência pedagógica que visou tornar a aprendizagem das crianças mais significativa através do contacto com arte urbana. A vontade de CRIAR novos Olhares, mais esclarecidos, mais despertos, mais sábios para tudo o que nos rodeia, trilhou a vontade de projetar e concretizar os momentos de aprendizagem com o artista de arte urbana, PANTÓNIO. Tudo se inicia com um convite realizado ao Artista para partilhar o seu processo criativo e projetar algo associado à Street Art em conjunto com os Pequenos Grandes Artistas. O grupo dos Pequenos Grandes Artistas ficou fascinado com a ideia. O encontro revelou-se uma verdadeira descoberta, recheada de encantamento, o tal que move, que constrói uma real aprendizagem. Toda a ação decorreu entre os meses de março e abril, durante duas semanas e envolveu os Pequenos Grandes Artistas do 1º ciclo do Colégio Oceanus em Gaia. A presença do artista foi estruturada em vários momentos, com o objetivo de conhecer o processo criativo, as motivações e inspirações que estão na base das suas produções artísticas. Escutaram, observaram, interpretaram, o que o artista lhes apresentou e avançaram para a ação, exercitando a compreensão individual do espaço e a descodificação de formas anónimas para e numa composição coletiva.

1ª fase – Diálogo com o Artista – conhecer o processo criativo, as motivações e inspirações que estão na base das suas produções artísticas. Percursos pelos Diários Gráficos, o do Artista Pantónio e os dos Pequenos Grandes Artistas.

2ª fase - Desenhos sobre suportes individuais e coletivos – Pensar / Projetar em conjunto com o Artista com inspiração na envolvente ao espaço a intervencionar.

3ª fase - Desenhos individuais sobre um suporte conjunto.

4ª fase - União dos desenhos individuais pelas características comuns através de linhas de movimento.

5ª fase - pintura mural na horta pedagógica: parte dos alunos desenha as formas e os restantes descodificam e unem essas formas.


Artists


Schools

  • top